You are here: Home Assuntos polêmicos Não vim trazer a paz, mas a espada...
Document Actions

Não vim trazer a paz, mas a espada...

Que luta é essa que Jesus está dizendo?

MATEUS 10:34-39

 

 34– Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada. 35Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. 36E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes.

37– Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. 38Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. 39Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.

 

LUCAS 12:51-53

 

Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. 52Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. 53Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.

 

AS CONDIÇÕES PARA SER SEGUIDOR DE JESUS

LUCAS 14:25-33

 

25Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse:

26– Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. 27Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. 28Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. 29Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: 30“Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”

31– Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. 32Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz.

Jesus terminou, dizendo:

33– Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.

 

Bom, primeiramente fico feliz que você está buscando entender o único livro verdadeiro, que segundo ele mesmo, tem o único caminho para a salvação.

 

Os textos citados acima revelam a natureza e o desejo de Deus ser amado por nós sobre todas as coisas, incluindo nossos pais, filhos, irmãos e qualquer outro parente.

 

O livro de Mateus, assim com o de Lucas, confirmam o que Deus disse no livro de Êxodo capítulo 20:3 “Não terás outros deuses diante de mim.” E  em Marcos 12:30 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”

 

O que é demonstrado nas escrituras sagradas é que Jesus é o único caminho para a salvação segundo a bíblia, porem, uma grande parcela de judeus não o aceitaram como o filho de Deus, não criam nele, e assim, os judeus que o aceitassem como salvador, dentro de uma família que não o aceitaram, sofreriam perseguições e problemas pelo nome dele. O que se repete em nossos dias quando aceitamos a Jesus com nosso salvador e existem em nossa parentela pessoas religiosas, que acreditam que a salvação vem da religião e ficam muito aborrecidas com nossas atitudes e fé.

 

Leia os textos abaixo, Jesus confirma o que lemos acima e explica que espada é essa que Ele quis dizer:

 

MATEUS 10:22

Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.

 

MATEUS 19:29

“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. “

MATEUS 24:9

“Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.”

 

LUCAS 21:17

De todos sereis odiados por causa do meu nome. 18Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.

 

 

Acima, Jesus afirma que quando a amamos de verdade, não podemos nos afastar dele por causa da pressão, por medo ou perseguição, de familiares e devemos lutar pelo nome dele, porque só assim teremos a vida eterna.

 

 

 

Agora para completar, leia texto abaixo:

 

JOÃO 15:20-25

“Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. 22Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. 23Quem me odeia odeia também a meu Pai. 24Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. 25Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei:

Odiaram-me sem motivo.”

 

Jesus afirma que nós que cremos nele, seremos perseguidos. Também afirma que através das  palavras dEle é que os homens sabem que pecam e não tem desculpas para dizer que não sabem. Muitos, mesmo conhecendo a verdade, continuam em suas práticas religiosas ou pegãs por causa de seus próprios interesses ou por pressão de amigos e parentes, pra evitar dar satisfação. O que Deus quer é a verdadeira conversão, onde o homem aceita Jesus como seu único salvador pessoal e vive conforme a sua palavra. Evitando assim, que se cumpra a profecia que está escrita no livro de

 

MATEUS 7:21-23

 

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”

 

Não basta dizer o nome dEle  e sim viver como determinou e ser fiel a palavra.

 

 

Espero que eu tenha sido claro e que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

 

A Bíblia não tem muitas interpretações, isso só acontece quando isolamos versículos, ou evitamos os contextos históricos. A Bíblia mesmo se explica, o para estudá-la é preciso procurar as verdades nela mesmo, evitando “eu acho que” de muita gente. Lembre-se que a palavra “acho” por si só, quer dizer “não sei, mas pelo que não sei digo:”.

 

Que o Jesus seja sua luz, pois como Ele mesmo disse: “Eu sou a luz do mundo”.

 

Alcimar A.